a sua agenda dos eventos

Switch to desktop Register Login

Exposição “João César, A Magia do Acordeão” em Portimão

Início: 17 Aug 19 18:00
Fim: 24 Nov 19 14:00

No dia 17 de agosto, pelas 18h00, inaugura no Museu de Portimão a exposição intitulada “João César, A Magia do Acordeão”, uma homenagem da Câmara Municipal e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista, natural de Portimão, que começou a tocar aos 16 anos a solo e também em diversos conjuntos musicais, atuando em coletividades, salões de baile, festas populares e hotéis, não apenas em Portimão, mas também no Algarve e um pouco por todo o país.

Esta exposição no Museu é uma retrospetiva histórica do músico autodidata, acordeonista, considerado um ícone da música no Algarve, com grande número de edições discográficas. Com esta iniciativa pretende-se homenagear o músico e o homem que tanto contribuiu para honrar o nome de Portimão e seus cidadãos. João César colaborou, desde sempre, com todos os grupos de expressão musical da sua terra. Compôs músicas para as marchas populares de Lisboa, Portimão e outras localidades e foi músico de acompanhamento de Mariette Pessanha, Fernanda Baptista e Simone de Oliveira, entre outros artistas.
João César, nasce em Portimão, a 14 de abril de 1934 e cedo, numa intensa e bem-sucedida autoaprendizagem, revelaria a sua paixão pelo acordeão, como seu instrumento de eleição, possuidor de grande versatilidade e complexidade musical.

Conhecido como o “homem das mil músicas”, João Cesar seria, para além do exímio acordeonista, um talentoso, inspirado e produtivo compositor, tendo colaborado, desde sempre, com todos os grupos de expressão musical da sua terra.

Como forma de manter viva a memória deste acordeonista portimonense e homenagear o seu valioso e empenhado contributo, em prol da riqueza cultural do acordeão, instrumento de grande tradição não apenas no contexto algarvio, mas igualmente na dimensão nacional e internacional, Portimão realiza anualmente desde 2015, o “Festival de Acordeão João Cesar”.

Este ano o Festival de Acordeão João César, agendado para o dia 24 de agosto, às 21h30, na Praça da República (Alameda) integra a programação “Há Desporto no centro de Portimão e muito mais”, onde os fins de semana de julho a setembro serão especialmente animados no centro da cidade com iniciativas de várias índoles para todos os gostos e idades.

A exposição poderá ser vista em Agosto dentro do horário especial de verão do Museu à terça-feira, das 19h30 às 23h00 e de quarta a domingo, das 10h00 às 18h00. Durante o Festival da Sardinha, o Museu funcionará das 15h00 às 00h30. De Setembro a Novembro até ao dia 24 de Novembro, no horário normal, à terça-feira, das 14h30 às 18h00 e de quarta a domingo, das 10h00 às 18h00. O Museu de Portimão encerra à segunda-feira e tem entrada gratuita aos domingos, das 10h00 às 14h00.

 

AlgarvEventos 2011 - All rights reserved.

Top Desktop version